terça-feira, 14 de julho de 2015

LEGISLAÇÃO: PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA EM FORTALEZA

O PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA PREVÊ O PLANTIO DE VEGETAÇÃO NATIVA CUJO PORTE SEJA APROPRIADO ÀS CARACTERÍSTICAS DO MOBILIÁRIO URBANO. ENTRE AS ESPÉCIES DISPONÍVEIS ESTÃO O IPÊ, JUCÁ, MORORÓ, PAY D'ARQUINHO, ARATICUM DO BREJO E PAU FERRO - A ESCOLHA DEPENDE DOP ESPAÇO DISPONÍVEL.
NOS PASSEIOS, A LARGURA MÍNIMA EXIGIDA PARA HAVER O PLANTIO É DE 2,10M. A COVA, DE 50X50CM DEVE FICAR A 40CM DA ARESTA EXTERNA DO MEIO-FIO, DE MODO QUE A LARGURA MÍNIMA DE PASSEIO LIVRE PARA A CIRCULAÇÃO SEJA DE 1,20M.
O MELHOR PERÍODO PARA O PLANTIO É O DAS CHUVAS -DE JANEIRO A JUNHO. EM ÉPOCA SECA, DEVE-SE ADOTAR A PRÁTICA DE REGAS COM FREQUÊNCIA MÍNIMA DE TRÊS VEZES POR SEMANA. JÁ O PREPARO DO SOLO DE PREENCHIMENTO DO BERÇO VISA ESTABELECER CONDIÇÕES MÍNIMAS ADEQUADAS TANTO DO PONTO DE VISTA FÍSICO COMO QUÍMICO E BIOLÓGICO, PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DA MUDA.
QUANDO NECESSÁRIO, A MUDA DEVE SER AMPARADA POR UM TUTOR, FIXANDO-SE A ELE POR AMARRIO DE SISAL OU SIMILAR, EM FORMA DE OITO, DEITADO, PERMITINDO CERTA MOBILIDADE. SEGUE-SE ENTÃO O PERÍODO DE MANEJO, COM CUIDADOS DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NOVA ÁRVORE.
O DEPTO. TÉCNICO DE URBANIZAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE LIMPEZA (EMLURB) É O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PLANTIO DAS MUDAS. UMA BOA NOVIDADE É QUE, A PARTIR DESTE MÊS, AS ÁRVORES PLANTADAS NA CIDADE SERÃO LOCALIZADAS NO SITE DA SEUMA, ATRAVÉS DE GEORREFERENCIAMENTO - COM DADOS PARA QUE A POPULAÇÃO POSSA ACOMPANHAR O PROCESSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário