sexta-feira, 27 de abril de 2018

ENTRE ASPAS: DENDOLATRIA | A ADORAÇÃO DAS ÁRVORES

"AS ÁRVORES SÃO POEMAS QUE A TERRA ESCREVE PARA O CÉU" (KHALIL GIBRAN KHALIL)
"SINTO-ME TODA IGUAL ÀS ÁRVORES: SOLITÁRIA, PERFEITA E PURA" (CECÍLIA MEIRELES)
DENDROLATRIA É A ADORAÇÃO DAS ÁRVORES, UM DOS AMORES VITAIS PARA A HUMANIDADE. DENDRON, EM GREGO, SIGNIFICA ÁRVORE. DENDRÓLATAS DEVERÍAMOS SER TODOS NÓS. E SOBRE ESSA TEMA, A ESCRITORA ANA MIRANDA ESCREVEU UM BELO ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE (DIÁRIO DO NORDESTE, 31/03 E 01/04, CADERNO ZOEIRA).
"AS ÁRVORES PRODUZEM E LIMPAM NOSSO AR, NÃO PERMITEM A EROSÃO DA TERRA, FORMAM BARREIRAS CONTRA ENXURRADAS, MANTÊM NUTRIENTES NO SOLO, PROTEGEM RIOS E MANGUES, ALIMENTAM LENÇÓIS FREÁTICOS, RETIRAM POLUENTES DO AR, FORNECEM MADEIRA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE DANDO MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS, A LENHA PARA NOS AQUECER, ARMAS E UTENSÍLIOS. FORNECEM CELULOSE PARA PAPEL, CORTIÇA, RESINAS, LÁTEX PARA BORRACHA, GOMAS, TANINO, TINTURAS E FRUTOS PARA A ALIMENTAÇÃO. NOS DÃO FRESCOR, BELEZA VISUAL, BEM ESTAR..."
"QUE BELA A ARQUITETURA DE UMA ARAUCÁRIA, QUE MAJESTOSO O VULTO DE UM BAOBÁ, QUE MARAVILHA A SIMETRIA DE UMA CARNAÚBA, QUE FORÇA INTRÍNSECA TEM UM CARVALHO! QUE SERES PERFEITOS, DIVINOS, SAGRADOS!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário